Coronavirus – respeito e solidariedade, sem pânico.

A Apetece sempre teve procedimentos rigorosos em relação a tudo que envolve a segurança e confiabilidade dos nossos serviços. E nesse momento, mais do que nunca, contamos com intensificamos todos os nossos procedimentos para conter o avanço do Coronavirus.
Aqui, reunimos algumas informações e recomendações para enfrentar essa crise com respeito e solidariedade, porém sem pânico:
- 80% das pessoas que pegaram o vírus, apresentam os mesmos sintomas que uma gripe comum.
- Os grupos considerados de risco são idosos, diabéticos, cardíacos, ou com alguma deficiência imunológica.
- Crianças incubam a doença, porém não apresentam os sintomas. Ainda sim, vale lembrar que elas transmitem o vírus, por isso atenção em deixá-las próximas a pessoas dos grupos de risco, como por exemplo idosos.
- Não cumprimente com beijos, ou apertos de mãos. Você pode acenar, mandar um “joinha” ou qualquer outro tipo de cumprimento desde que mantenha a distância recomendada de 1 metro.
- Não compartilhe pratos, copos ou talheres com ninguém. Eles devem ser higienizados, antes que possam ser reutilizados.
- O mesmo para toalhas, escova de dente, etc.
- Evite espaços públicos e cheios. Após o uso, por exemplo de transporte público, higienize suas mãos e rosto imediatamente, com álcool em gel 70%.
- Respeite o próximo: se tiver com qualquer sintoma, mesmo sem ter sido diagnosticado e precisar sair de casa, utilize a máscara. Em seguida, jogue-a fora.
- Espirrou ou tossiu? Cubra sempre, sua boca e o seu nariz. O ideal é sempre utilizar um lenço de papel ou se for urgente, tampe-os com a dobra do seu braço.
- LAVE AS MÃOS! Quer relembrar, as melhores práticas de higienização? Acesse ao nosso poster.
- Testes podem dar falso-positivo, por isso tome todos os cuidados e refaça o exame após 15 dias.
- No caso de sintomas como coriza, tosse, dor de cabeça, cansaço, dor nas juntas, … Fique em casa, beba água e antitérmicos para aliviar o desconforto, assim cuide da sua imunidade! Caso apresente falta de ar ou piore o seu quadro, aí sim vá ao médico.
Lembre-se: nesse momento, temos que deixar nossos leitos, médicos e enfermeiros, disponíveis para os pacientes mais debilitados e/ou que apresentam quadro grave.
- Quer saber mais? Acesse o aplicativo do SUS e se informe!
Confiantes de que juntos, vamos superar os desafios que o mundo enfrenta por causa desta epidemia.